Entenda a diferença entre vinhos reserva, gran reserva e reservado

Muitos países têm legislação específica para um vinho receber no seu rótulo o título de reserva ou gran reserva. Na Espanha, por exemplo, para ser considerado reserva, o vinho precisa envelhecer, no mínimo, três anos em barris de carvalho. Já os gran reserva devem permanecer, no mínimo, por um período de cinco anos em madeira.

Na América do Sul, no entanto, não há uma legislação a ser seguida. Normalmente, nos países desse continente, um vinho reserva é elaborado a partir de uvas selecionadas e passa um tempo envelhecendo em madeira. Já o gran reserva costuma ser o vinho mais premium da vinícola, produzido em excelentes safras e amadurecendo por um período mais longo em barris de carvalho.

A expressão reservado, porém, geralmente é utilizada em vinhos de qualidade inferior. É a linha básica da vinícola, com bebidas mais simples e feitas em grande escala. Esse termo foi concebido sem nenhum critério, focando apenas no seu apelo comercial.

Para descobrir as diferenças entre esses tipos de vinhos, experimente esses produtos: Santa Carolina Reservado Carménère, Argento Reserva Organic Malbec, Bom Juiz Reserva Tinto, Don Laurindo Reserva Tannat, Miolo Reserva Merlot, Quinta da Fata Reserva Encruzado Branco, Aurora Gran Reserva Cabernet Sauvignon, Casas Del Bosque Gran Reserva Rosé e Viamonte Gran Reserva Malbec.