O crescimento das vendas de produtos sem ou com baixo teor de álcool no mercado brasileiro

O crescimento da venda de bebidas sem álcool se deve aos hábitos da geração mais jovem e por motivações que vão da religião à saúde. Esse mercado tem atraído as vinícolas brasileiras. A prova é que algumas já colhem o resultado da oferta de opções zero ou com baixo teor alcoólico. Enquanto isso, gigantes do setor como a Aurora, além de lançarem produtos desse segmento, estão buscando por tecnologia no exterior para expandir o mercado nacional.

Um estudo da IWSR mostrou que as vendas de produtos sem ou com baixo teor de álcool nos 10 principais mercados, incluindo o Brasil, totalizaram 11 bilhões de dólares, em 2022. Com os produtos zero álcool representando 70% desse faturamento, o crescimento é de 37,5% em relação a 2018. Os especialistas elencam como uma das razões para isso a existência de um público cada vez mais diversificado. Há desde quem só ingere bebidas sem álcool até os que preferem intercalar o consumo com as alcoólicas. Eles apontam ainda que o cuidado com a saúde e o estilo de vida são os principais motivos.

Outra vantagem para as vinícolas brasileiras desse mercado é que estes produtos têm um grande potencial de exportação, em especial para países árabes e asiáticos. Ficou curioso? Aproveite para experimentar uma dessas bebidas sem álcool: Aurora Espumante Zero Álcool, Aurora Espumante Zero Álcool Rosé, Garibaldi ICE Zero Álcool, Garibaldi Moscato Zero Álcool e Veuve Du Vernay Brut Sem Álcool.