Cinco curiosidades sobre o vinho branco Torrontés

Assim como o Malbec é o vinho tinto mais argentino de todos, o mesmo vale para o Torrontés em relação aos brancos. Selecionamos cinco curiosidades sobre essa casta de uva para você saber mais sobre ela. A primeira é que ela nasceu do cruzamento genético da uva Criolla Chica, também conhecida por Listán Prieto, com a Moscato de Alexandria.

A segunda curiosidade é que a Torrontés distingue-se das outras variedades pelo seu aroma especial, devido a compostos específicos chamados terpenos. A terceira é que 45% das vinhas de Torrontés plantadas na Argentina ficam na província de Mendoza. A quarta é que, na época de seu nascimento, a cepa não tinha nome definido. Como os produtores descobriram que o mais próximo dela era a Torrontés da espanhola La Rioja, passaram a chamá-la assim. A quinta e última é que existem mais de uma variedade dessa uva, sendo a mais difundida a Torrontés Riojano.

Ficou com vontade de experimentarum vinho elaborado com a uva Torrontés? Aqui vão algumas sugestões: Amauta Absoluto Torrontés, Benjamin Nieto Torrontés, Finca El Origen Reserva Estate Torrontés, La Puerta Alta Torrontés e Laborum de Parcela El Retiro Torrontés.